CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas contesta números da dengue do Ministério da Saúde

A divulgação do mapa nacional da dengue, que colocou Campinas como a quarta cidade do país com mais casos da doença, foi duramente criticada pela secretaria de saúde do município.

Campinas contesta números da dengue do Ministério da Saúde
A divulgação do mapa nacional da dengue, que colocou Campinas como a quarta cidade do país com mais casos da doença, foi duramente criticada pela secretaria de saúde do município. Isso porque os números apresentados contabilizam os casos confirmados e também os suspeitos. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados nesse ano 1.739 casos da […]

A divulgação do mapa nacional da dengue, que colocou Campinas como a quarta cidade do país com mais casos da doença, foi duramente criticada pela secretaria de saúde do município. Isso porque os números apresentados contabilizam os casos confirmados e também os suspeitos. Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados nesse ano 1.739 casos da doença confirmados por exames em Campinas, número, que segundo o município não corresponde à realidade. Segundo dados da secretaria de saúde, até atrásra foram registrados pouco mais de 700 casos de dengue em 2014, número 60% menor do que o divulgado pelo mapa nacional.

De acordo com o secretário de saúde, Cármino de Souza, o número apresentado pelo Ministério da Saúde se refere aos casos suspeitos, já que em grande parte dos municípios brasileiros não há dados sobre a confirmação da doença. Cármino de Souza também criticou a metodologia do mapa, que apresentou números absolutos da doença, sem levar em consideração o tamanho das cidades. Segundo o secretário de saúde de Campinas, Cármino de Souza, os dados apresentados deveriam ser proporcionais ao número de habitantes.

Outra cidade da região, Americana, ocupou a quinta colocação no Mapa Nacional da Dengue, com 1.692 registros. O município líder do ranking é Goiânia, com 6.089 casos em 2014.

 

Compartilhe

Conteúdos