CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas tem verão mais quente dos últimos 25 anos

Campinas teve o verão mais seco e as temperaturas mais altas desde 1989, quando começaram as medições pelo Cepagri da Unicamp. Dois dias de fevereiro chegaram a registrar 37°de temperatura.

Campinas tem verão mais quente dos últimos 25 anos
Campinas teve o verão mais seco e as temperaturas mais altas desde 1989, quando começaram as medições pelo Cepagri da Unicamp. Dois dias de fevereiro chegaram a registrar 37°de temperatura. Entre o período de dezembro e março são esperados 860 mm de chuva, mas só choveu 367mm. O que representa cerca de 40% da expectativa. Neste período de […]

Campinas teve o verão mais seco e as temperaturas mais altas desde 1989, quando começaram as medições pelo Cepagri da Unicamp. Dois dias de fevereiro chegaram a registrar 37°de temperatura. Entre o período de dezembro e março são esperados 860 mm de chuva, mas só choveu 367mm. O que representa cerca de 40% da expectativa. Neste período de quatro meses, apenas 49 dias tiveram chuva.

Reflexo também na umidade relativa do ar, que ficou em torno dos 30%, deixando a cidade em estado de alerta. O diretor do Cepagri, Hilton Silveira Pinto, considera o verão de 2014 uma exceção climática. O professor diz que a situação assusta e comenta que está realidade já é sentida desde o ano passado, quando o índice chuva também ficou abaixo do esperado, contribuindo para a crise hídrica que atinge a região.

Para os próximos meses a perspectiva não é boa em relação a chuva. Sem as tradicionais “águas de março”, a proximidade com período típico de estiagem preocupa ainda mais. Hilton Silveira Pinto fala de uma chance chuva mais para mês de setembro, embora em 2013, elas só vieram em novembro. A torcida á para que próximo verão seja mais generoso.

No histórico de medições médias de temperatura, nos últimos cem anos, as regiões de Campinas e Piracicaba registrou um aumento de cerca de dois graus.

 

 

Compartilhe

Conteúdos