Depois de receber uma denúncia anônima, policiais do Batalhão de Ações Especiais de Campinas acabaram trocando tiros com traficantes em Hortolândia, na tarde desta segunda-feira. Um dos bandidos morreu e outros dois foram presos. A Polícia Militar recebeu a informação de que uma casa localizada no bairro Parque do Horto estaria sendo usada como depósito de drogas. Quando a viatura chegou ao local, um veículo deixava a residência e o condutor conseguiu fugir a pé. Antes que o portão eletrônico se fechasse, os policiais conseguiram entrar na casa, que abrigava outros três homens. Eles fugiram para os fundos, onde dois deles se renderam.
O terceiro tentou fugir para uma casa vizinha, mas o telhado se rompeu. Depois de cair dentro da casa de um casal de idosos, os oficiais do Baep foram até o local. Ele disparou contra os policiais, que revidaram. O suspeito morreu no local. Na casa apontada como depósito dos traficantes, a polícia encontrou 38 tijolos de pasta base de cocaína, que seriam distribuídos na região. Além disso, duas armas que estavam como o suspeito morto foram apreendidas. De acordo com o tenente do Baep, Paulo Gomes, a ação do bandido morto obrigou os policiais a revidarem os disparos. Segundo ele, um tiro disparado pelo suspeito chegou a atingir o escudo de proteção usado pelos oficiais do Baep.
Na casa usada como depósito de drogas também foi encontrada uma moto roubada. Até o início da noite, a polícia não havia divulgado os nomes dos suspeitos detidos e nem do bandido que morreu.