Um problema identificado em uma subestação da CPFL em Furnas interrompeu o fornecimento de energia elétrica e deixou pelo menos 500 mil clientes na região de Campinas sem luz na tarde desta sexta-feira. A região norte da cidade foi a mais afetada pelo apagão, segundo a companhia. Além dos distritos de Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo, bairros como Centro, Cambuí, Guanabara, Taquaral, Vila Industrial, Parque Prado, entre outros, ficaram sem luz.
Foram dois apagões registrados entre 14h30 e 15h30, com duração aproximada de 10 minutos cada. A subestação de Campinas em Furnas foi desligada acidentalmente durante a conclusão dos serviços de modernização dos painéis de proteção da linha de transmissão Segundo a assessoria de Furnas, não houve danos a equipamentos. Durante a queda de energia, a situação ficou complicada na região central da cidade, principalmente o trânsito. O taxista, Edson Ferreira de Moraes, afirmou que durante o apagão, todos os cruzamentos no Centro estavam com os semáforos apagados. Segundo ele, a bagunça foi generalizada. Também encontrou dificuldades quem estava nas agências bancárias na hora do apagão. A dona de casa, Neusa Rosa de Oliveira, disse todos os clientes que estavam no banco tiveram que ficar esperando quando houve a falta de luz.
A CPFL informou que o serviço de fornecimento de energia elétrica atingiu também algumas regiões de Hortolândia, Sumaré, Morungaba, Indaiatuba, Valinhos e Itatiba.