Alckmin anuncia oficialmente a construção de duas represas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em visita a Campinas, o governador Geraldo Alckmin anunciou oficialmente a construção de duas barragens na região de Campinas. A barragem de Pedreira será construída no Rio Jaguari e vai ocupar uma área de 4,3 km quadrados. Já a represa de Duas Pontes ficará no Rio Camanducaia, em Amparo, numa área de 7,6 km quadrados. Com as duas unidades, a região de Campinas poderá armazenar até 67 milhões de metros cúbicos. A expectativa do governo é assinar o contrato até o final do mês de abril. A partir daí, a empresa vencedora da licitação deverá desenvolver o projeto de construção das represas e se responsabilizar pelos laudos ambientais. Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, as barragens vão permitir que o sistema Cantareira possa se renovar nos próximos anos. Ele afirma que os custos da construção das represas ainda serão avaliados.

O governador informou ainda que o estado está preparado para usar o volume morto do sistema Cantareira, para evitar racionamento de água nas regiões de São Paulo e Campinas. Segundo Geraldo Alckmin, a previsão da Sabesp é de que menos da metade da reserva paulista seja usada neste ano.

Geraldo Alckmin já havia anunciado uma PPP para interligar o sistema Cantareira e a represa Jaguari, localizada em Igaratá, na bacia Parnaíba do Sul. A medida permitirá a transferência de água entre os dois reservatórios e vai aumentar a segurança no abastecimento da população paulista. Para isso, será necessária a construção de um túnel de 15 km, com um custo total estimado em 500 milhões de reais. Porém a proposta encontra resistência no governo do Rio de Janeiro, que negou que já tenha dado o aval a proposta de Alckmin. O governador Sergio Cabral solicitou ao instituto estadual do ambiente um parecer técnico sobre a proposta.

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
INVESTIGADOS
0
CONFIRMADOS
0 0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também