CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Governo pode adiar renovação de outorga do Cantareira

O governo paulista já estuda a possibilidade de adiar para 2015 a renovação da outorga do Sistema Cantareira, prevista para atrássto deste ano. A informação é do superintendente do Departamento

Governo pode adiar renovação de outorga do Cantareira
O governo paulista já estuda a possibilidade de adiar para 2015 a renovação da outorga do Sistema Cantareira, prevista para atrássto deste ano. A informação é do superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo, Alceu Segamarchi Júnior, durante visita do governador Geraldo Alckmin a Campinas, nesta quinta-feira. A justificativa para o […]

O governo paulista já estuda a possibilidade de adiar para 2015 a renovação da outorga do Sistema Cantareira, prevista para atrássto deste ano. A informação é do superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo, Alceu Segamarchi Júnior, durante visita do governador Geraldo Alckmin a Campinas, nesta quinta-feira. A justificativa para o adiamento está na atual crise do setor hídrico no estado, que enfrentou uma estiagem fora de época durante o verão, o que deixou praticamente esgotados rios e represas. Segundo Alceu Segamarchi Júnior, a possibilidade da renovação da outorga ficar para o ano que vem ainda deve ser discutida. Ele afirma que caso seja tomada, a decisão seria técnica e não política, porque teria de haver concordância de todos os envolvidos como o sistema Canteira.

O promotor do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Ivan Carneiro Castanheiro, acredita que o adiamento pode ser benéfico para o debate das novas regras de abastecimento do sistema Cantareira. Segundo ele, o fato de tirar a renovação de um ano eleitoral é fundamental para evitar que pressões políticas possam interferir. De qualquer forma, o promotor do Gaema afirma que é necessário que o governo aumente a vazão do sistema.

O consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí foi procurado para comentar a possibilidade de adiamento da renovação da outorga do Sistema Cantareira. Através de nota, o consórcio informou que não vai se pronunciar neste momento.

 

Compartilhe

Conteúdos