Depois de janeiro ter se tornado um dos meses mais violentos da história de Campinas, em fevereiro deste ano, a secretaria de segurança pública do estado registrou queda nos principais crimes registrados no município. Nos primeiros 31 dias de 2014, foi registrado um aumento de 130% no índice de homicídios dolosos quando comparado ao mesmo período do ano passado. Somente entre os dias 12 e 13, doze pessoas foram mortas na maior chacina da história registrada na cidade. Em fevereiro foram 14 assassinatos e nenhum latrocínio. No mesmo período do ano passado, foram quatro roubos seguidos de morte.
Outros crimes que tiveram queda se comparado ao mês de janeiro foram roubos em geral, roubo e roubo de veículo. De acordo com o especialista em segurança, José Henrique Specie, apesar de ter havido diminuição de homicídios em fevereiro, os números ainda são preocupantes. Segundo ele, o número de mortes registradas em fevereiro deste ano é maior do que os números apresentados em quase todos os meses de 2013.
Os casos de estupro aumentaram no comparativo do mesmo período do ano passado. Em 2013, foram 17 casos em fevereiro e neste ano, 25. Somando os dois primeiros meses de 2014 são 52 registros, quase 20% do total do ano passado.