O reajuste do IPTU de Jaguariúna deste ano passou de 100% em algumas áreas da cidade, principalmente nos condomínios residenciais de casas. Um susto para quem em 2013 pagou, por exemplo, R$ 171 no metro quadrado e um depois o valor pela mesma área ficou em R$ 428. A prefeitura justifica que não havia um ajuste nos valores do imposto desde 2001 e que por isso, havia uma defasagem, sendo necessária uma adequação do preço.
No entanto, o aumento é considerado exorbitante pelo próprio Secretário de Negócios Jurídicos de Jaguariúna, Rodrigo de Credo. Ele reconhece uma falha no cálculo, principalmente em relação aos condomínios. Foi cobrada a soma da área privativa com a área comum dos espaços.
Falha reconhecida, a prefeitura garante o ressarcimento para quem estiver inserido nesta situação. Primeiro, um projeto de lei para um novo cálculo vai ser enviado para Câmara de Vereadores. Rodrigo de Credo, orienta os moradores para o pagamento o imposto. Depois, um novo carnê será feito, com a diferença do novo cálculo.
A prefeitura acredita que esse projeto do Executivo para novo cálculo e ressarcimento do IPTU seja aprovado no final de abril.