CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Redução desproporcional da vazão do Cantareira vai prejudicar PCJ

Para tentar recompor os volumes dos reservatórios do Sistema Cantareira a Região de Campinas e a Grande São Paulo estão sendo obrigadas a retirar menos água dos reservatórios como forma

Para tentar recompor os volumes dos reservatórios do Sistema Cantareira a Região de Campinas e a Grande São Paulo estão sendo obrigadas a retirar menos água dos reservatórios como forma emergencial. Na última quinta-feira o Sistema chegou a operar com apenas 15,67% da sua capacidade normal. A redução no volume vem caindo desde o final do ano passado. A vazão para a região de Campinas, que estava em 4 m3/s, foi reduzida para 3 m3/s. Em São Paulo a redução começa a partir desta segunda-feira.A capitação de 30 m3/s cai para 27,9 m3/s. A emissão de autorizações de novas captações de águas superficiais e subterrâneas nas bacias dos rios Jaguari , Atibaia e Juqueri, que faz parte da bacia do Rio Tietê, também foi suspensa temporariamente.

Para o Promotor Ivan Carneiro, do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, do ponto de visto do PCJ a situação é preocupante , pois, a diminuição não acontece na mesma proporção da outorga de 2004. A previsão, de acordo com ele , era a de que sendo reconhecida a disponibilidade hídrica reduzida deveria haver um compartilhamento proporcional, o que não acontece. Ele lembra também que na outorga de 2004 havia uma condicionante para a redução de dependência do Sistema Cantareira até 2014 o que não ocorreu . Ou seja a Sabesp não buscou outras fontes alternativas.

E para evitar o desabastecimento o governo autoriza uma retirada maior que o outorgada pela ANA para momentos de crise como o atual . Com as atuais medidas , o promotor acredita que a recente mortandade de peixes ocorrida, em Piracicaba, poderá acontecer novamente. As novas determinações que reduzem a capitação de água dos Sistema Cantareira foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da |União e do Estado. Elas foram aplicadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee)

Compartilhe

Conteúdos