A Polícia Civil informou na noite desta quinta-feira (07/03) que uma operação durante a semana foi realizada para combater o crime de caixas eletrônicos na região de Sorocaba. O suspeito de chefiar uma quadrilha especializada no crime foi preso em Sumaré. Da cidade, partiriam as ordens para atacar cidades do interior do estado de São Paulo. A segunda detenção foi de um suposto integrante do grupo, de 25 anos, preso em um assentamento de sem-terra na cidade de Iaras, região de Avaré.
No local do assentamento, foi encontrada uma carcaça de um caixa eletrônico de uma agência. As investigações em torno da quadrilha já acontecem há um ano. Com a prisão da dupla, foram esclarecidos vários casos de roubo e furto de caixas eletrônicos em agências bancárias de Águas de Santa Bárbara Coronel Macedo, Anhembi e Espírito Santo do Turvo e Avaí.
Pelas investigações do Deic, a quadrilha recebi ordens de Sumaré e está envolvida em outros crimes nos municípios de Joanópolis, Mogi das Cruzes, e outras cidades. Os criminosos agiam sempre em grande número, fortemente armados cercavam a cidade e explodiam os caixas rapidamente, levando o dinheiro.