Os moradores do bairro Swift diariamente encontram dificuldade para chegar em casa, no final da tarde, por causa do tráfego congestionado na região, provocado principalmente por estudantes da UNIP. Segundo pessoas que vivem no local e também motoristas que trafegam pela região, no período entre 17 e 19 horas, é praticamente impossível circular nas principais vias do bairro. Além do trânsito intenso, a falta de agentes da Emdec também é sentida pela população, já que não há nenhuma organização nas filas que se formam para entrar na faculdade e muito menos nas áreas destinadas para estacionamento nas ruas.
Ana Maria de Oliveira mora em um condomínio ao lado da universidade e afirma que a dificuldade para chegar em casa é muito grande. Ela revela que chegou ao ponto de procurar outra atividade para fazer depois do trabalho para evitar ficar horas no trânsito para chegar em casa. Além de moradores, quem depende do trânsito para trabalhar, reclama dos prejuízos provocados pelo tráfego da área. É o caso do taxista Alexandre Pereira do Nascimento, que afirma perder muito tempo quando é obrigado a passar pela região do Swift, principalmente nos horários de pico. Segundo ele, é comum nesses casos o registro de insatisfação dos clientes. O motorista que apenas passa próximo da universidade também reclama das dificuldades encontradas na região. Todos eles afirmam que a situação é bem complicada no início da noite.
O secretário de transportes de Campinas e presidente da Emdec, Carlos Barreiro, reconhece o problema na região e afirma que trabalha em dois projetos, com previsão de resultados em curto e médio prazo. Segundo ele, o município estuda a realização de obras estruturais na região, para garantir a fluidez do trânsito. Enquanto isso não acontece, o secretário Carlos Barreiro afirma que a fiscalização na região deve ser intensificada. A Emdec informou ainda que trabalha na elaboração de um plano emergencial de pontos críticos de Campinas, que vai incluir a região do Swift. O estudo deve ficar pronto no fim de abril e deve servir de base para a ação dos agentes de trânsito no município.