Em 2013, o número de multas aplicadas em motoristas que estacionaram em vagas reservadas para idosos e deficientes cresceu 30% quando comparado ao ano anterior. Foram 1.456 autuações registradas entre janeiro e dezembro do ano passado. Em 2012, foram 1.124 multas aplicadas. O uso das vagas especiais é regulamentado pelo Contran, que determina que 5% das vagas em estacionamentos de uso público são destinadas às pessoas idosas e 2% para veículos que transportam pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.
De acordo com o secretário de transportes e presidente da Emdec, Carlos Barreiro, no último ano, a empresa intensificou a fiscalização em todo o trânsito de Campinas. Segundo ele, isso justifica o número maior de punições aos motoristas infratores registrado no ano passado.
O motorista que estacionar indevidamente em uma das vagas poderá ser multado em R$ 53,20, e perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A credencial não isenta de pagamento no Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas – Zona Azul (R$ 3,00). No ano passado, a Emdec recebeu 77 protocolos relacionados a vagas reservadas, sendo pedido de implantação ou revitalização de vagas.