Com a Copa do Mundo, a cidade de Campinas deve ter um faturamento de R$300 milhões e receber um acréscimo de 50 mil pessoas devido a presença das seleções de Portugal e Nigéria durante o Mundial. A expectativa é da Associação Comercial e Industrial de Campinas que acredita que esse dinheiro circulará nos setores de comércio e, principalmente, no hoteleiro.
A ACIC conta também com as atividades como passeios turísticos e áreas de lazer que devem ser o grande interesse dos visitantes. Porém, essa expectativa é menor do que a estipulada em abril quando se pensava em um acréscimo de R$400 milhões na economia. Segundo o economista da ACIC, Laerte Martins, isso se deve ao setor hoteleiro.
Segundo informações da assessoria do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau a ocupação de leitos nos hotéis está abaixo do esperado e esperam um aquecimento de última hora. Entre movimentações somente com o setor de hotéis na cidade, a expectativa é de metade desse montante.
As seleções de Portugal e Nigéria chegam na cidade no dia 11 de junho para a preparação para o Mundial. Além das duas, outras cinco seleções irão utilizar o aeroporto de Viracopos e irão se hospedar na região.