Chuvas não aliviam Cantareira e SP reforça redução de desperdício

As chuvas que caíram nos três últimos dias em São Paulo e em Campinas não foram suficientes para que o Governo do Estado desligasse o sinal de alerta e nem descartasse a possibilidade de racionamento de água. Como medidas de contingência, o governador Geraldo Alckimin reforçou neste sábado, em Campinas, o pacote de medidas  para reduzir o desperdício e para evitar o racionamento de água

Entre as medidas está a redução de retirada de água do sistema Cantareira para a capital, com redução de 8 metros cúbicos por segundo do sistema. Segundo Alckimin, a captação de água do Cantareira  passou de 31 metros cúbicos para 23 metros cúbicos.

Outra medida para desafogar o sistema Cantareira, mas que deverá ser implantada a médio prazo, é a interligação dos reservatórios de Atibainha e Jaguarí que ainda depende de autorizações da Agência Nacional de Águas e da Agencia Nacional de Eletricidadel. Além das autorizações da ANA e ANEEl, São Paulo terá que driblar a resistência do estado do Rio de Janeiro para a interligação do sistema, porque os cariocas retiram água do rio Paraíba do Sul que integra o Sistema Jaguari. Eles temem uma redução na vazão do Paraiba do Sul com a interligação dos dois reservatórios. Alckmin aposta que em 60 dias tenha uma solução para receber as autorizações e as obras que vão interligar os dois sistemas, Atibaia e Jaguari, estejam prontas em doze meses.

Para a região de Campinas o governo do Estado está prevendo a construção de dois grandes reservatórios. Serão realizados os projetos executivos e as pesquisas de impacto ambiental na Bacia dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari, que receberá os reservatórios da barragem Pedreira, no rio Jaguari e da barragem Duas Pontes, no rio Camanducaia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM de Americana recupera cerca de uma tonelada de fios de cobre furtados

Polícia Civil prende suspeito de envolvimento em roubo de arsenal em Vinhedo

Prefeitura prevê liberação total da Rua Barão de Jaguara nesta segunda-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.