Nesta terça-feira o Ministério do Trabalho e Emprego liberou as obras na área do píer A, no aeroporto de Viracopos. Esta parte vai receber as seleções durante a Copa a Mundo. De acordo com o Auditor do MTE, João Batista Amâncio, só este píer apresentou as adequações necessárias referentes à segurança do trabalho em serviços com risco de queda. O píer C teve liberação parcial e as áreas do píer B e do novo terminal permanecem com serviços em altura proibidos.
Na vistoria, o auditor João Batista Amâncio disse que constatou que serviços de escavação estavam sendo executados. Segundo ele, estas intervenções também estavam proibidas.
A suspensão das atividades aconteceu no dia 14 de maio, pelo próprio Ministério. No dia 16 foi feita uma vistoria pelo MTE, mas não houve a liberação.
A entrega de toda a obra de Viracopos já está atrasada. O prazo era o dia 11. A multa pelo atraso pode chegar a 170 milhões de reais.
Nos cerca de dois anos de obras, dois funcionários já morreram em acidentes na expansão do aeroporto. O consórcio que administra aeroporto disse que por enquanto, as interdições não atrapalham o cronograma dos trabalhos.