CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

TSE cassa mandato de Diego De Nadai em Americana

O Tribunal Superior Eleitoral cassou na sessão realizada nesta quinta-feira (29/05) o mandato do Prefeito de Americana Diego De Nadai (PSDB) e do vice Seme Calil (PSB) que também figurava

O Tribunal Superior Eleitoral cassou na sessão realizada nesta quinta-feira (29/05) o mandato do Prefeito de Americana Diego De Nadai (PSDB) e do vice Seme Calil (PSB) que também figurava como réu no processo. Eles foram condenados por gastos ilícitos durante a campanha eleitoral.

O TSE rejeitou por unanimidade, o recurso especial do prefeito de Americana que tinha o objetivo de revogar a cassação dos mandatos estabelecida no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.

A ação foi motivada em função de gastos não comprovados às vésperas das eleições de 2012, o que resultou em uma acusação de “caixa 2”. Em primeira instância, a ação foi julgada improcedente. No entanto, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) definiu pela cassação, mas os manteve no cargo até o julgamento do recurso, realizado nesta quinta-feira.

Com a cassação, De Nadai e Calil perdem o cargo e tornam-se inelegíveis por oito anos. A sentença passa a valer a partir da publicação do acórdão. A partir disso, o juiz eleitoral de Americana poderá executar a ação e o TRE irá convocar eleições suplementares na cidade. Enquanto uma nova eleição não for realizada, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio Vieira Neves, o ‘Paulo Chocolate’, assume o cargo de prefeito de forma interina.

Diego De Nadai e Seme Calil têm três dias para recorrer utilizando o último recurso disponível, chamado de embargos de declaração, porém a peça é julgada pelo próprio colegiado do TSE, que deve manter a decisão.

Compartilhe

Conteúdos