Um fórum lançado em Campinas vai discutir a influência do meio ambiente na incidência de câncer em crianças.A iniciativa tem o apoio do Consórcio Internacional de Câncer Infantil, da Organização Mundial da Saúde. De acordo com a presidente do Centro Boldrini, doutora Silvia Brandalise, a medida envolve quatro tarefas propostas pela OMS.
A instituição será responsável pelo estudo sobre a influência da idade dos pais, os derivados de benzeno e sobre as más formações congênitas. Outro foco do fórum, segundo Brandalise, é a análise sobre a ética na emissão e exposição das crianças à radiação artificial.
Além da participação de especialistas e instituições científicas, o ciclo de debates e estudos também vai contar com a participação do Governo Municipal. Para o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, um dos objetivos das propostas é formalizar justamente políticas públicas para o município.
O Fórum terá um Conselho Científico, constituído por profissionais de destaque em diversas áreas, como os meios Científico, Ético e Legal. Ao todo, serão cinco eventos presenciais em 2014. O primeiro será no início de atrássto.