A Prefeitura de Campinas espera assinar até o final de julho um convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 30 milhões para o custeio de leitos na cidade. O acordo, que ainda é elaborado pela Pasta de Saúde, serve como continuidade para os R$ 8 milhões recebidos em 2013 para a ampliação das vagas para pacientes.
O reforço aconteceu nos hospitais Ouro Verde, Casa de Saúde, Irmandade de Misericórdia e Beneficência Portuguesa. Na nova proposta, o aporte será utilizado na manutenção dos cerca de 170 leitos nessas unidades. De acordo com diretor do departamento de gerenciamento de recursos financeiros e do Fundo Municipal da Saúde, Reinaldo de Oliveira, a maior parte do valor será usada no Hospital Ouro Verde.
Enquanto o convênio não é assinado, a Prefeitura usa recursos próprios e também valores repassados pelo Governo Federal no custeio dos leitos. Ainda segundo Reinaldo de Oliveira, os gastos aumentaram durante a epidemia de dengue devido a alta demanda de vagas e também horas-extras.
A busca do acordo com o governo estadual foi confirmada durante a prestação de contas da saúde na Câmara Municipal. Na audiência pública, os técnicos informaram que 20,61% dos recursos no primeiro quadrimestre foram aplicados na Saúde.