Habilidosa em criar versões para os contos de fadas preferidos dos pequenos, a Companhia Arte & Manhas atrásra aposta na adaptação do clássico “Rapunzel”, dos Irmãos Grimm. Para contar a história da jovem de longas tranças aprisionada em uma torre pela bruxa má, o diretor Leonardo Cassano se vale de cenários interativos, luz e sons que são os fios condutores do enredo.
A história emociona e cativa, destacando-se por efeitos especiais e bastante interação com a plateia. A peça será apresentada aos sábados e domingos, às 16h, entre os dias 7 e 29 de junho, no Teatro Amil – com sessão extra no feriado de 19/6.
A adaptação do texto é de Tamires Faustino, produtora da Arte & Manhas que além de ser adaptadora de ‘Rapunzel’ é autora de vários dos principais textos da companhia. O espetáculo estreou em 2012 e já foi assistido por cerca de 10 mil pessoas.
A peça mostra um reino distante onde vivia a linda moça de olhar melancólico e cujas canções tristes encantavam a todos, que torciam pela chegada de seu príncipe. Do alto do castelo, ela avistava tudo, mas ninguém conseguia se comunicar muito bem com ela, pois todos temiam pela malvada Bruxa que aprisionava Rapunzel.
A produção, além de mágica, transmite uma mensagem aos pequeninos. “A característica principal é a fidelidade ao conto, mas sem fugir das referências aos filmes conhecidos, que estão presentes na história mostrando a força da amizade na construção de boas ações e da união que nos torna mais fortes”, adianta o diretor Leonardo Cassano.
O espetáculo leva a marca da Arte & Manhas e torna a experiência dos espectadores muito mais interessante, com a interação entre peça e público. “Além de contar o clássico, fazemos as crianças participarem do começo ao fim”, conta Cassano. A reação do público é a melhor possível. O cenário inteligente e giratório permite à criança assistir, mergulhar no conto e contribuir para o andamento e desfecho.
Sobre o Elenco:
Layra Dechichi é pedagoga formada pela Unicamp e faz teatro desde pequena. Na companhia Arte & Manhas já deu vida à personagem Rosa, de ‘As Aventuras de um Pequeno Príncipe’. Apaixonada por crianças, também ministra oficinas de arte-educação. Já viveu personagens como ‘Cinderela’, ‘Sininho’ e ‘Branca de Neve’.
No teatro há 20 anos, Sheila Nogueira dará vida à bruxa. Na companhia já esteve em cartaz com a peça “Branca de Neve”, interpretando a rainha má e também participou do espetáculo circense “A Turma do Foguinho”, recebendo premiação de melhor atriz.
Gustavo Pires já fez participações em séries de tv como Julie e os Fantasmas (Band/Nick) e atua há 8 anos como ator de teatro.