Com a maior parte da verba vinda da própria autarquia, o Departamento de Água e Esgoto de Valinhos anunciou R$9,7 milhões de investimento para aumentar a capacidade dos reservatórios de água, além da construção de outros três deles com um milhão de litros cada. Uma segunda linha de adução levará água do Cristo Redentor, na Fazenda Fonte Sônia, até a Estação de Tratamento de Agua dois. Outra obra do pacote de 10 medidas é a construção de duas novas captações, em caráter emergencial, nos córregos Invernada e Ponte Alta. Uma nova Casa de Bombas na Estação Elevatória da Rua Campos Sales também deverá aumentar o volume de água.
O prefeito Clayton Machado informou que o dinheiro usado para as ações vem da economia feita na administração do Departamento no último ano. Machado anunciou ainda a substituição de oito mil hidrômetros para evitar perdas e para que o cliente pagar pelo consumo, além de equipamentos para melhorar a leitura e aferição nos imóveis. Valinhos tem problemas antigos com o abastecimento de água por causa da alta demanda. A cidade tem constantes cortes. O prefeito aposta no investimento para economizar, mas tb resolver o deficit. O racionamento tem provocado difiucldades e será redirecionado.
Com o racionamento, Valinhos economizou segundo o Departamento de Águas, 20% do consumo em 124 dias de rodízio, o que representa 870 milhões de litros de água, quantidade para abastecer toda a população por 30 dias.