CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Contra escassez, Indaiatuba tenta captar água do Rio Jundiaí

Para não correr risco de desabastecimento, Indaiatuba pode captar água do Rio Jundiaí. A solicitação foi aprovada pelos Comitês PCJ e pode ser autorizada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos,

Contra escassez, Indaiatuba tenta captar água do Rio Jundiaí
Para não correr risco de desabastecimento, Indaiatuba pode captar água do Rio Jundiaí. A solicitação foi aprovada pelos Comitês PCJ e pode ser autorizada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, antes de ser votada pelo Conselho Estadual. O ofício se baseia em um estudo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e […]

Para não correr risco de desabastecimento, Indaiatuba pode captar água do Rio Jundiaí. A solicitação foi aprovada pelos Comitês PCJ e pode ser autorizada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, antes de ser votada pelo Conselho Estadual. O ofício se baseia em um estudo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e pede a mudança do nível de qualidade da água de 4 para 3 no trecho entre Itupeva e o município, o que permitiria o consumo humano.

De acordo com o prefeito Reinaldo Nogueira, o levantamento não constatou a presença de substâncias e poluentes, o que permite a captação em caráter emergencial. Entre as causas apontadas para o aumento da qualidade da água, está o tratamento do esgoto em municípios que ficam a montante de Indaiatuba.

Depois da aprovação dos comitês, a proposta teria que ser levada para apreciação no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que se reúne em setembro. Mas a expectativa do Chefe do Executivo é de que a autorização possa ser concedida antes. Uma reunião já foi marcada com o Responsável pela Pasta Estadual Mauro Arce. Atualmente, a cidade de Indaiatuba retira água dos rios Capivari-Mirim e Piraí, além de outros ribeirões e córregos de pequeno porte.

Compartilhe

Conteúdos