Para não correr risco de desabastecimento, Indaiatuba pode captar água do Rio Jundiaí. A solicitação foi aprovada pelos Comitês PCJ e pode ser autorizada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, antes de ser votada pelo Conselho Estadual. O ofício se baseia em um estudo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e pede a mudança do nível de qualidade da água de 4 para 3 no trecho entre Itupeva e o município, o que permitiria o consumo humano.
De acordo com o prefeito Reinaldo Nogueira, o levantamento não constatou a presença de substâncias e poluentes, o que permite a captação em caráter emergencial. Entre as causas apontadas para o aumento da qualidade da água, está o tratamento do esgoto em municípios que ficam a montante de Indaiatuba.
Depois da aprovação dos comitês, a proposta teria que ser levada para apreciação no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que se reúne em setembro. Mas a expectativa do Chefe do Executivo é de que a autorização possa ser concedida antes. Uma reunião já foi marcada com o Responsável pela Pasta Estadual Mauro Arce. Atualmente, a cidade de Indaiatuba retira água dos rios Capivari-Mirim e Piraí, além de outros ribeirões e córregos de pequeno porte.