A Câmara de Campinas vota nesta segunda-feira um projeto de lei que prevê a divulgação dos plantões dos médicos da rede municipal na internet. A proposta, segundo o vereador Zé Carlos, do PMDB, vai impedir faltas sem justificativas e permitir que a população escolha o local para atendimento.
A ideia é minimizar o déficit de profissionais registrado com frequência em unidades de saúde de vários bairros e regiões, como Padre Anchieta e Campo Grande. Em caso de ausência de funcionários nesses locais, por exemplo, os pacientes poderiam procurar outro posto na região onde moram. Nas ruas da cidade, moradores como o aposentado Antônio Santoniello aprovaram a iniciativa.
Apesar de também aprovar a medida, o presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas, Casemiro dos Reis, pede que a proposta seja repassada a cargos de confiança da Prefeitura e servidores de carreira. Ele conta que a entidade deve buscar contato com os vereadores para a elaboração de uma emenda, caso o projeto de lei seja aprovado e sancionado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette.
Neste domingo, o Hospital Municipal Ouro Verde voltou a apresentar problemas no atendimento devido à ausência de dois médicos. Pacientes com casos mais simples foram orientados a procurar outras unidades e um ortopedista e um pediatra foram remanejados. As faltas, segundo nota da Prefeitura, ocorreram por motivos de saúde.