Dengue no inverno preocupa e Saúde se prepara para o verão

Os números de julho e agosto de 2014 mostram que as notificações de dengue em Campinas estão caindo, mas ainda preocupam os setores da Saúde Municipal. São 124 casos, contra 1,2 mil em junho e mais de 10 mil em maio. Durante a maior epidemia da história, o pior mês foi abril, com quase 20 mil. Ao todo, são quase 41 mil registros.

Mesmo com a redução, os últimos dois meses ainda são considerados alarmantes, já que várias regiões ainda registram transmissões e o normal no inverno é que o índice não ultrapasse 50. Segundo a coordenadora do programa de dengue da cidade, Andréa Von Zuben, o início do novo ciclo da doença tem que ser usado para evitar o crescimento durante o verão.

Para o membro do Conselho Municipal de Saúde, Gerardo Mello, faltou iniciativa da Prefeitura no período anterior da dengue. Para ele, os erros resultaram na epidemia em Campinas e não podem ser repetidos. Diante dos resultados, o Conselho, os Centros de Saúde e a Prefeitura traçam novas medidas e estratégias para o próximo ano. A intenção é ampliar o combate aos criadouros em terrenos e quintais e intensificar a prevenção e a divulgação comunitária.

De acordo com a coordenadora do CS do Jardim Paranapanema, Márcia Amaral, os esforços não envolvem somente a Saúde, mas também outros setores e pastas. No primeiro semestre, setecentas notificações e uma morte foram registradas na área da unidade, que fica na região sul e que teve 5,8 mil casos durante a epidemia. A região noroeste, com mais de 10 mil, e a sudoeste, com cerca de 9 mil, tiveram os piores resultados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem é preso após tentativa de assalto a banco em Barão Geraldo, em Campinas

Criança morre atropelada após sair escondida para ir até casa do avô

Águas de São Pedro sedia congresso entre prefeituras ‘Amppesp Fomenta 2025’

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.