CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Extinção de dinheiro em ônibus é aplicada desde 1992 em Sorocaba

O anúncio de que a partir de outubro os ônibus do transporte público de Campinas não vão ter mais cobradores e que o pagamento da passagem será feito apenas através

Extinção de dinheiro em ônibus é aplicada desde 1992 em Sorocaba
O anúncio de que a partir de outubro os ônibus do transporte público de Campinas não vão ter mais cobradores e que o pagamento da passagem será feito apenas através do bilhete único causa certa estranheza e polêmica entre os campineiros. A CBN recebeu reclamações e indagações de ouvintes: as principais apontam os casos de emergência. […]

O anúncio de que a partir de outubro os ônibus do transporte público de Campinas não vão ter mais cobradores e que o pagamento da passagem será feito apenas através do bilhete único causa certa estranheza e polêmica entre os campineiros. A CBN recebeu reclamações e indagações de ouvintes: as principais apontam os casos de emergência. Numa situação destas, em que a pessoa não tem o bilhete, a pergunta é como poderia utilizar o transporte coletivo. Na teoria, a prefeitura reforça que haverá um período de adaptação.

Na prática a reportagem foi verificar com quem já está adaptado a este modelo: Os moradores de Sorocaba. Desde 1992, o pagamento das viagens dentro dos ônibus só pode ser feito com o bilhete. E isso não é um problema para os usuários, como Artur Vergenes. Ele cita, inclusive, a maior segurança dentro do transporte. Os bilhetes podem ser comprados de forma unitária ou carregados com quantas viagens o usuário preferir.

O diretor de Transporte da Urbes, que é empresa responsável pelos ônibus de Sorocaba, ressalta que há alternativas para o caso da pessoa que não tem o bilhete. De acordo com Celso Bersi o passageiro pode utilizar o ônibus e depois comprar o bilhete.

No caso do passageiro que não tem o bilhete há um espaço reservado nos veículos. Nos terminais a prefeitura informa que a compra das passagens pode ser feita também no período da noite e madrugada. Além do terminal de ônibus, os pontos de venda são variados e presentes em vários locais. A prefeitura de Sorocaba também estuda implantar a compra do bilhete pelo celular.

Em relação à função dos cobradores, Bersi, conta que houve o remanejamento dos profissionais e atualmente há uma outra função dentro de alguns carros do transporte público, a do agente de bordo.

A previsão da prefeitura Campinas é que função do cobrar e a extinção do dinheiro dentro dos ônibus aconteçam até outubro. A tarifa do transporte desde 1° de atrássto é de R$ 3,30. O preço da passagem de ônibus em Sorocaba também aumentou. Desde o dia 09 custa R$ 3,20.

 

Compartilhe

Conteúdos