Quatro policiais civis e um policial militar foram condenados por crimes de extorsão mediante cárcere privado pela Justiça. As condenações vieram após denúncias do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O grupo é acusado de ter sequestrado os autores de roubos a caixas eletrônicos em cidades da região para exigir o pagamento de propinas. Em troca não os prenderiam.
A decisão de primeira instância cabe recurso aos réus, que respondem em liberdade. As penas impostas foram divididas em 11 anos e 8 meses e 9 anos e 4 meses. O caso já teve antecedentes com a prisão de outros três policiais civis e um delegado da cidade, condenados por crimes de concussão – que é o ato de exigir dinheiro ou vantagem em razão da função que exerce – e extorsão mediante sequestro. No caso desta denúncia, que era do Ministério Público, do ano de 2012, a acusação era a de que o grupo sequestrou a esposa de um traficante e exigiu pagamento de R$ 100 mil para que fosse liberada.
Além das condenações, as ações determinam a perda dos cargos na polícia para os quatro réus. Um investigador, um carcereiro, um agente policial e um delegado foram condenados a penas que variam de 12 anos e 8 meses a 14 anos e 4 meses, além de três meses em regime semiaberto e multa de 30 salários mínimos para todos.