CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 100 mil devem ficar abaixo da média em avaliação escolar

A Secretaria de Educação do Estado realiza nessa semana a Avaliação de Aprendizagem em Processo. Na região de Campinas, cerca de 523 mil alunos de 806 escolas fazem o exame.

A Secretaria de Educação do Estado realiza nessa semana a Avaliação de Aprendizagem em Processo. Na região de Campinas, cerca de 523 mil alunos de 806 escolas fazem o exame. O objetivo é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.  Neste ano, a prova será aplicada para um grupo maior de estudantes já que vai abranger alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Até o ano passado, a avaliação era direcionada para alunos do 5º ano em diante.

De acordo com o dirigente de ensino da Campinas Oeste, professor Antônio Admir Schiavo, cerca de 25% dos estudantes devem ter rendimento abaixo da média.

A professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi critica a avaliação realizada. Segundo ela, o número de estudantes que ficam abaixo dá média é elevado e é preciso melhorar essa questão.

A avaliação é feita semestralmente. Ao todo são dez questões objetivas e dissertativas de matemática, 10 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, além de uma redação. O dirigente regional de ensino explica que, depois dos testes, uma comissão discute os resultados e trabalha, em especial, com os alunos de menor rendimento.

Bimestralmente, os alunos recebem boletim escolar de todas as disciplinas, que podem ser consultados pelos pais no endereço www.educacao.sp.gov.br

Compartilhe

Conteúdos