O roubo de mais de 20 milhões de reais em produtos da Samsung em Campinas expõe a fragilidade das policiais, segundo especialista em segurança. A ação que aconteceu durante a madrugada no começo de julho foi considera cinematográfica. Foram pelo menos 10 criminosos fortemente armados. Sete caminhões usados pelos bandidos para levar a carga de celulares, tablets e notebooks.
Depois de mais de um mês de investigação, a Polícia Civil encontrou parte da carga em Ciudad del Este no Paraguai. Foram cerca de mil quilômetros percorridos, numa viagem que pelas rodovias dos dois estados tem duração de mais 14 horas. Os produtos também passaram pela fronteira do Paraguai.
O especialista em segurança Benê Barbosa reforça o sucateamento da fiscalização neste local, o processo de investigação que sofre com problemas estruturais e de pessoal, além da corrupção de agentes públicos.
Com a fragilidade principalmente nas fronteiras, ele acrescenta a entrada e saída de armamento que alimentam a criminalidade.