Em visita a Campinas o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, falou sobre andamento do Trem de Alta Velocidade. Segundo ele, após a suspensão do leilão, a fase atual conclui um novo traçado para o TAV. Com a demora para o projeto sair do papel, o ministro fala da necessidade de novos estudos. Ele não estabeleceu prazos para o TAV, mas deixou claro que a otimização e os estudos são apenas uma primeira fase do processo.
Passos também falou da duplicação de 260 quilômetros da ferrovia que liga Campinas, com aeroporto de Viracopos, ao porto de Santos. A previsão é de que esteja concluída no início do ano que vem. O Ministério informa que com as obras concluídas, 1,5 milhão de viagens de caminhões passarão a ser feitas, por ano, pelas linhas férreas. A duplicação percorre 16 cidades do estado de São Paulo. O Ministro dos Transportes falou sobre a questão de segurança com o traçado passando dentro dos municípios. Sobre a região de Campinas falou de iniciativas que visam o melhoramento no quesito segurança.
Sobre a possibilidade do traçado no contorno das cidades, o Ministro Dos Transportes disse que há necessidade de examinar os investimentos e intervenções necessárias. Já existe um Termo de Referência para que sejam desenvolvidos os projetos.