CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Fornecimento de água depende da qualidade em Campinas, afirma Sanasa

Diante de reclamações e protestos devido à falta de água em Campinas, a empresa de abastecimento, Sanasa, afirmou que só vai ter água se a qualidade for boa. Já há

Fornecimento de água depende da qualidade em Campinas, afirma Sanasa
Diante de reclamações e protestos devido à falta de água em Campinas, a empresa de abastecimento, Sanasa, afirmou que só vai ter água se a qualidade for boa. Já há bairros na cidade como o Santo Antônio e São Domingos que estão há cinco dias sem abastecimento. Eles ficam no entorno de Viracopos. No terminal, há […]

Diante de reclamações e protestos devido à falta de água em Campinas, a empresa de abastecimento, Sanasa, afirmou que só vai ter água se a qualidade for boa. Já há bairros na cidade como o Santo Antônio e São Domingos que estão há cinco dias sem abastecimento. Eles ficam no entorno de Viracopos. No terminal, há água.

O diretor técnico da autarquia, Marco Antônio dos Santos, reconhece que o problema se prolonga. Segundo ele, a população passou a consumir 30% mais de água nos últimos dias, devido o calor e não foi possível retirar o suficiente.

A água do Rio Atibaia que abastece cerca de 95% de Campinas está tão ruim que a quantidade de cloro para o tratamento já aumentou em 1000%. A Sanasa acredita que com a liberação de mais água do Sistema Cantareira para a região, aconteça a diluição dos poluentes. O Governo do Estado de São Paulo liberou na terça-feira uma retirada de 3,5 m³/s. Campinas estava retirando três.

Até que a situação se normalize, parte da população busca alternativas. Uma mina d’água no município vizinho, Itupeva é uma delas. Moradores formam fila desde o final de semana. Tem gente que não tem um pingo de água na torneira. Outras pessoas reclamam da água que chega com mau cheiro.

Nesta quarta-feira (15/10), alguns moradores optaram pelo caminhão pipa, como Andreia Vieira. Ela mora no bairro Santo Antônio, onde já houve protestos contra falta de água. A comerciante Vanessa Prates está vendendo bastante balde e recipiente para o armazenamento.

Além dos bairros próximos a Viracopos, que ficam na parte periférica da cidade, pontos altos da região central de Campinas também sofrem com desabastecimento há cerca de cinco dias: é caso do São Bernardo e região do Taquaral.

 

Compartilhe

Conteúdos