CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Seca do Rio Atibaia interrompe atividade de remo em Sousas

Com o volume de água abaixo da média praticamente o ano todo, os clubes de remo de Sousas, em Campinas estão com as atividades paradas há vários meses. Depois de

Seca do Rio Atibaia interrompe atividade de remo em Sousas
Com o volume de água abaixo da média praticamente o ano todo, os clubes de remo de Sousas, em Campinas estão com as atividades paradas há vários meses. Depois de um longo período de seca no último verão, a Sanasa represou o rio no ponto de captação, para garantir o abastecimento da cidade, mas o […]

Com o volume de água abaixo da média praticamente o ano todo, os clubes de remo de Sousas, em Campinas estão com as atividades paradas há vários meses. Depois de um longo período de seca no último verão, a Sanasa represou o rio no ponto de captação, para garantir o abastecimento da cidade, mas o reflexo disso foi sentido no distrito. As pedras ocuparam o espaço da água e a navegação teve de ser suspensa. O remo é praticado na região há várias décadas e pela primeira vez na história, os adeptos do esporte tiveram de suspender a atividade no local.

Os atletas mais experientes não se conformam com a atual situação. Aos 82 anos, Rubens Godoy, conhecido como o Guardião do Rio Atibaia, é praticante de remo no local desde a década de 40. Ele revela tristeza pela situação atual e lamenta não poder praticar o esporte que gosta. Em novembro acontece o movimento Reviva o Atibaia, organizado por ONGs e entidades da região. Há cinco meses sem remar, o instrutor Antônio Carlos dos Santos disse que se o cenário não mudar, vai colocar 40 cruzes no leito do rio, para simbolizar a morte do Atibaia.

O subprefeito de Sousas, Wander Oliveira Villalba, afirma que é importante que as pessoas que vivem na região e usam o rio Atibaia se organizem num momento tão crítico. Ele ressalta a importância dos movimentos sociais, como o Reviva o Atibaia. O movimento Reviva o Rio Atibaia vai acontecer no dia 09 de novembro, na praça Beira Rio, no distrito de Sousas.

 

Compartilhe

Conteúdos