Contra potenciais focos de dengue, agentes de controle ambiental da Prefeitura de Campinas e equipes terceirizadas visitam residências e terrenos no Jardim Nilópolis, na região leste, até o próximo dia 7. Mesmo com as chuvas abaixo do esperado para o período, o trabalho serve como prevenção, já que muitas pessoas mantiveram água em baldes e reservatório improvisados durante a seca na cidade.
Além disso, segundo a supervisora de controle ambiental, Derleide Gregório, a região escolhida para o trabalho também costuma registrar altos índices de transmissão da doença. A ação está prevista para acontecer em um raio de 16 quarteirões no entorno da Cidade Judiciária, local que concentra grande movimentação de pessoas.
Os agentes visitam as casas e orientam os moradores sobre a manutenção correta de baldes com água e pequenos reservatórios. Equipes especializadas fazem a telagem e a vedação de caixas d’água e canos expostos. Trabalhadores também removem lixo e entulho de quintais e garagens. O imóvel de Rosane Aparecida estava na lista da Vigilância. Para ela, a melhor maneira de evitar a repetição da epidemia registrada no primeiro semestre é observar de perto a situação de cada lugar.
Catarina Franco conhece pessoas que tiveram dengue nos primeiros meses de 2014. Mas mesmo com o cuidado dos vizinhos, ela teme que nem todos adotem as medidas corretas. Além de combater a dengue, a ação da Prefeitura também evita a transmissão da chikungunya, doença também transmitida pelo mesmo mosquito e que teve casos confirmados no Brasil.