CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Black Friday: analista dá dicas para evitar golpes

As ações praticadas por criminosos que agem pela internet estão cada vez ousadas e a tendencia para este período de final de ano é de registro no aumento das ocorrências.

Black Friday: analista dá dicas para evitar golpes
As ações praticadas por criminosos que agem pela internet estão cada vez ousadas e a tendencia para este período de final de ano é de registro no aumento das ocorrências. A opinião é do analista de segurança digital Fábio Assolini. De acordo com ele os cibercriminosos geralmente utilizam empresas virtuais de fachada com visual profissional […]

As ações praticadas por criminosos que agem pela internet estão cada vez ousadas e a tendencia para este período de final de ano é de registro no aumento das ocorrências. A opinião é do analista de segurança digital Fábio Assolini. De acordo com ele os cibercriminosos geralmente utilizam empresas virtuais de fachada com visual profissional e semelhante aos de varejistas conhecidos para divulgar os seus produtos. O intuito dos golpistas é parecer o mais legítimo possível para atrair o consumidor sem levantar suspeitas. Uma das principais iscas utilizadas é o preço baixo dos produtos. As ofertas muito atrativas , segundo analista, não passam de engodo para levar as vítimas a um site falso e clonar o cartão de crédito. A advogada Thais Bergo , costuma comprar pela internet .

Depois de ter o cartão clonado ela passou a tomar algumas medidas para evitar os golpes. A balconista Ludmila Rodrigues também é uma consumidora de produtos vendidos na rede mundial de computadores. Para evitar cair em golpes ela também opta pelo pagamento através de boleto bancário. Já a empresária Márcia Mourtada prefere fazer as compras nas lojas virtuais com o cartão de crédito e diz que nunca teve problema, mas, só compra em lojas oficiais. De acordo com o analista de segurança digital Fábio Assolini, uma das regras para evitar as fraudes é justamente essa , só comprar em varejistas conhecidos , mas, mesmo assim é preciso tomar algumas precauções. Ele cita que uma característica comum dos sites falsos é a falta do cadeado de segurança que as lojas virtuais possuem. O dispositivo é pictografado através do código https. Outra dica infalível é não comprar se tiver algum tipo de dúvida.

Compartilhe

Conteúdos