CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Dengue: Campinas e Sto Antônio de Posse em alerta

Com 221 casos de dengue desde primeiro de julho, Campinas está em fase de alerta, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo. Além da cidade, Santo Antônio de Posse,

Com 221 casos de dengue desde primeiro de julho, Campinas está em fase de alerta, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo. Além da cidade, Santo Antônio de Posse, na Região Metropolitana, também foi chamada pela Pasta para debater medidas de combate à doença. Os dois municípios são os únicos convocados porque os resultados atingiram 20% do limite tolerado. Se superado, o índice configura estágio de emergência.

Segundo o coordenador do Programa de Combate à Dengue em Campinas, André Ribas Freitas, o número é reflexo da epidemia do primeiro semestre. Entre julho de 2013 e junho de 2014, Campinas viveu a maior epidemia da história, com mais de 41 mil casos. Depois de julho, quando se inicia o chamado ano-dengue, a contagem foi retomada.

Desde o fim do período de alta de ocorrências, a cidade já realiza ações nas áreas mais sensíveis. Agentes e funcionários de uma empresa terceirizada realizam os trabalhos em diversos pontos das regiões. Ainda de acordo com André Ribas Freitas, a antecipação do combate ao mosquito transmissor faz parte da programação para o verão. A situação, para ele, dá condições para que os casos não superem as expectativas.

Entre janeiro e setembro de 2014, foram confirmados cerca de 179 mil e quinhentos casos autóctones de dengue em todo o Estado. O balanço indica queda de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo período, a região de Campinas teve 65 mil e quatrocentos registros. Atualmente, porém, também existe a preocupação com a chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito da dengue.

Compartilhe

Conteúdos