O excesso de sucata no quintal de uma casa no bairro Taquaral, em Campinas, colocou o endereço na lista da Vigilância em Saúde Leste depois que vizinhos e frequentadores reclamaram do risco de dengue e outras doenças. O local fica na rua Adalberto Maia, em frente a um ponto de ônibus e à Escola Estadual Adalberto Nascimento. Fechado a maior parte do tempo, o terreno parece abandonado se não fosse pelos entulhos e partes de máquinas e equipamentos.
Moradores próximos não quiseram gravar sobre o assunto, mas relatam mau cheiro e contam que ratos e escorpiões invadem residências e imóveis vizinhos. O problema é antigo e também chama a atenção de quem passa pela calçada. Silvio Marcos Ferreira espera pelo ônibus todos os dias no local. Já João Bispo dos Santos cita a recente epidemia de dengue na cidade.
Procurado, o morador ou responsável pelo imóvel não foi encontrado. Já a Prefeitura alegou que o endereço foi adicionado ao cronograma da Vigilância e deve receber as equipes ainda nesta semana. Recentemente, o Executivo iniciou o planejamento de combate aos focos da dengue e realiza com frequência ações em bairros e regiões de maior risco. As visitas também servem para evitar o risco de chikungunya, semelhante a dengue e que já teve mais de trezentos e trinta casos confirmados no Brasil. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito.