A Justiça Eleitoral concluiu todos os preparativos para a eleição deste domingo, que vai definir o futuro prefeito de Americana nos próximos dois anos. A eleição suplementar acontece porque o então prefeito, Diego de Nadai, do PSDB, e seu vice, Seme Calil, foram cassados por irregularidades na campanha de 2012. No município, 172.108 eleitores estarão aptos a votar no domingo. A Justiça Eleitoral já preparou as 472 urnas eletrônicas com os dados dos candidatos e os equipamentos já estão lacrados.
Concorrem ao cargo o presidente da câmara e prefeito interino de Americana, Paulo Chocolate, do PSC, Wellington Rezende, do PRB e Omar Najar, do PMDB. As urnas serão instaladas nos locais de votação no sábado. De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Americana, Márcio Uchida, o eleitor que não estiver no município, terá um prazo de 60 dias para justificar o voto. Ele explica que o eleitor terá que apresentar um comprovante que demonstre o motivo da ausência na votação.
A expectativa da Justiça Eleitoral é de que a população de Americana conheça seu novo prefeito até às 20h30 de domingo. A apuração acontecerá nas duas zonas eleitorais do município e a totalização dos votos será no próprio cartório eleitoral.