Uma dívida estimada em R$ 600 milhões, crise no funcionalismo público e problemas nas áreas de saúde e educação. Essas serão algumas das responsabilidades do futuro prefeito de Americana, que será escolhido pela população na eleição suplementar que acontece nesse domingo. Os eleitores voltarão às urnas depois da cassação do então prefeito Diego de Nadai, do PSDB, e de seu vice, Seme Calil, por irregularidades na campanha de 2012. Os candidatos, Paulo Chocolate, do PSC, Wellington Rezende, do PRB e Omar Najar, do PMDB, sabem das dificuldades que vão enfrentar e afirmam estar preparados para o desafio.
A população pede mais transparência do próximo prefeito e que os problemas financeiros da prefeitura sejam sanados. Prefeito interino de Americana, Paulo Chocolate afirma que já está renegociando a dívida do município. Ele cita como exemplo o acordo feito com os funcionários públicos, que entraram em greve no mês passado por atraso no pagamento dos salários. Wellington Rezende acredita que é necessária a contratação imediata de uma consultoria para avaliar qual é o tamanho da dívida do município, para que a partir daí a prefeitura estude quais seriam as melhores maneiras para renegociar os débitos. Omar Najar garantiu que vai cumprir com as obrigações assumidas pelas gestões anteriores e pretende negociar com os credores, para então analisar se as contas da prefeitura.
Além dos problemas nas finanças da prefeitura, a situação da saúde pública no município é a maior preocupação da população, que espera alguma solução para a dificuldade de atendimento, as filas de espera nas unidades e a conclusão das obras no novo Hospital Municipal. Paulo Chocolate informou que está ampliando o Programa de Saúde da Família, com a chegada de 17 novas equipes de trabalho, além de reabrir dois postos de saúde que estavam fechados. A situação da saúde em Americana só poderá ser normalizada com a solução da crise financeira, que inviabiliza a gestão de recursos e reflete no atendimento da população, como afirma Wellington Rezende. Omar Najar afirmou que a prioridade será a conclusão das obras do hospital municipal e que pretende pleitear recursos junto aos governos federal e estadual.