Campinas tem 90 casas de repouso para idosos, segundo dados da prefeitura. Anualmente elas passam por fiscalizações de órgãos, como Vigilância Sanitária. O cuidado na hora de escolher este local para as pessoas de mais idade é muito importante e ficou evidência após uma denúncia anônima que levou a Polícia Civil até uma casa clandestina no bairro São Bernardo, na última quinta-feira. A família do idoso que vai para instituição precisa se atentar a vários pontos.
Márcia Beltrameli que é responsável pelo Apoio a Gestão da Vigilância de Campinas ressalta a necessidade de verificar se o espaço está regularizado, se é adequado, tem assistência aos idosos e se as visitas são liberadas.
Depois da verificação dos itens e a escolha por uma casa de repouso, as famílias devem continuar a assistência e manter atenção. Beltrameli destaca a importância de se atentar ao idoso, a quem cuida dele e ao que é oferecido.
O familiar que coloca o idoso numa casa de repouso tem responsabilidade sobre ele. Situações de abandono podem ser encaminhadas ao Ministério Público para devidas providências e até punições.
Orientações e dúvidas sobre a instituições de idosos podem ser obtidas pelo Departamento de Vigilância da prefeitura. Denúncias de irregularidades também devem ser comunicados ao órgão ou às policias.