O aumento de 11,98% na conta de água em Campinas, a partir do mês de fevereiro, desagradou os campineiros. O reajuste foi comunicado pela Sanasa, em Diário Oficial, nesta segunda-feira (05/01). Altina Romão mostra preocupação com impacto no orçamento e como Daniela Oliveira não aprova a medida. No comunicado sobre aumento na tarifa de água, a Sanasa justifica que tem como objetivo recuperar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia. Pedro Cláudio da Silva, que é o Diretor Financeiro da empresa, ressalta que o reajuste foi estabelecido pela Ares-PCJ e respeita uma metodologia no cálculo, que considera consumo, custo e índices de inflação.
2015 começa marcado pelo aumento na conta de quase 12%, após um ano em que houve problemas graves no abastecimento e a população até passou por período de dez dias, com rodízio de água. A reportagem questionou se não havia uma outra alternativa para não prejudicar a população, com mais gastos. O Diretor Financeiro da Sanasa disse que não.
Segundo Pedro Cláudio da Silva, a preocupação com a redução de gastos existe, mas há necessidade da garantia da qualidade da água, citando os investimentos.
O aumento de 12% na conta água começa em fevereiro deste ano e é válido para todas as faixas e categorias de consumo, com exceção do Residencial Social e Residencial com Ligação Coletiva.