A Polícia Federal prendeu oito pessoas no Estado de São Paulo durante a Operação Flórida realizada nesta terça-feira em 10 cidades do Estado, dentre elas, Sorocaba, Itu e Indaiatuba, onde apreenderam documentos em uma casa de câmbio. Seis pessoas foram presas em Sorocaba e duas na capital paulista.
A investigação, que contou com a cooperação internacional do Serviço Secreto dos Estados Unidos, começou em abril de 2014, a partir da informação de que três empresas norte-americanas, sediadas na Flórida e controladas por um empresário de Sorocaba, estariam envolvidas em transações financeiras suspeitas de envio de dólares aos EUA e à China, clandestinamente.
A PF estima que a organização criminosa liderada pelo empresário de Sorocaba tenha movimentado cerca de US$ 10 milhões por mês desde o início das operações, em 2012.
De acordo com informações da Polícia Federal a quadrilha agia a favor de empresários interessados em enviar grande quantidade de dinheiro para o exterior, mas de forma ilegal, sem o pagamento de tributos. O dinheiro era encaminhado para a China pra pagar possíveis fornecedores dessas empresas.
Cerca de 200 policiais federais participaram da operação que resultou na apreensão de cerca de US$ 500 mil em espécie. Agora, mais testemunhas e suspeitos serão convocados para prestarem depoimento na polícia. Os detidos ficarão presos por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco.