Com 14 votos a 3, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste aprovou a instauração de uma Comissão Processante para investigar possível infração politico-administrativa por parte do prefeito Denis Andia do PV. O presidente do Legislativo, Juca Bortolucci, conta que o que levou a abertura do processo foi a queixa de vereadores de que prefeito não daria respostas a requerimentos de parlamentares. O caso ficou mais delicado, quando Andia declarou que a Câmara estaria segurando projetos do Executivo.
O presidente da Câmara informou que o prefeito chegou a retirar da pauta 19 projetos. Segundo Bortolucci alguns deles eram de novembro e dezembro do ano passado, sendo que com o recesso o tempo de análise ficou comprometido. Para o vereador, a fala de Andia é uma afronta ao legislativo.
Pelo trâmite da Comissão Processante, o prefeito tem dez dias para apresentar a defesa. Se for entregue o legislativo vai definir se acata ou não.
A assessoria de imprensa da prefeitura, por nota, disse que a denúncia sobre não responder aos parlamenteares absolutamente não procede, pois responde rigorosamente, e no prazo legal, todos os requerimentos do legislativo.
Para o executivo, a instauração de Comissão Processante pode ser um ato de retaliação de um grupo de vereadores pelo fato da Prefeitura ter retirado todos os projetos trâmite na Câmara Municipal. Sobre eles, a informação é que muitos estavam com prazo para votação vencido sem que a Câmara manifestasse interesse. A assessoria destaca que a retirada desses projetos é um direito legal da administração.