Alckmin quer poupar 3ª cota do volume morto para o inverno

A terceira cota do volume morto, volume de água que fica abaixo das comportas do sistema Cantareira, não deve ser usada por enquanto. A afirmação é do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que alegou que as reservas serão úteis para enfrentar o período tradicional de seca. Outra aposta para os meses tradicionais de estiagem, segundo o governador, são as obras entre o Rio Grande e a represa de Taiaçupeba. A água do rio, que é um dos afluentes da represa Biilings, será tratada na estação de Suzano para reforçar o abastecimento na Grande São Paulo.

O Cantareira está atualmente com 5 vírgula 2 % da capacidade, incluindo a segunda cota, que ainda é utilizada. A primeira acabou em 2014. Indagado sobre o racionamento, o tucano negou que já existam definições sobre a maneira e a abrangência do esquema especial. Uma das possibilidades mais fortes é de que o esquema ficaria restrito à área do Cantareira, que abastece mais de 6 milhões de pessoas. Alckmin, porém, evitou se alongar sobre o assunto.

Ainda durante coletiva em Hortolândia, Geraldo Alckmin também negou o atraso na entrega das chamadas caixas d’água gigantes em cidades da Grande São Paulo. A instalação de 21 reservatórios era para acontecer ao longo do ano passado, segundo o Relatório de Sustentabilidade de 2013 da Sabesp. Mas até o momento, somente sete estruturas estão com as obras prontas em locais da capital, São Bernardo, Diadema e Itapecerica da Serra. Os tanques metálicos servem para ajudar a distribuição em locais mais distantes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem é preso após tentativa de assalto a banco em Barão Geraldo, em Campinas

Criança morre atropelada após sair escondida para ir até casa do avô

Águas de São Pedro sedia congresso entre prefeituras ‘Amppesp Fomenta 2025’

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.