Uma das operadoras de planos de saúde de Campinas está na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar que suspende a comercialização de alguns serviços. Ao todo, a partir do dia 19, 70 planos de 11 operadores não poderão vendidos.
No caso de Campinas, a suspensão acontece na Coopus, que é a Cooperativa de Usuários do Sistema de Saúde da cidade. São suspensas as comercializações de três convênios que atendem juntos cerca de 8600 usuários.
De acordo com a ANS, as medidas atingem operadoras que desrespeitaram prazos máximos de atendimento e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura. Neste ciclo de suspensões, a medida protege aproximadamente 580 mil beneficiários. Há hoje no país mais 50 milhões de consumidores com planos de assistência médica.
A Coopus no passado já tinha tido problemas com dois planos que também tiveram as vendas suspensas, em maio.
Na ocasião, a empresa informou que embora ache legítimo e necessário o acompanhamento por parte da ANS, existem regras e critérios ainda muito subjetivos e obscuros, e que qualquer reclamação por menor que seja, pode ocasionar a suspensão de um produto de uma operadora de planos de saúde. Naquela data específica o responsável pela Cooperativa acreditava que houve erro na divulgação dos dados.
Nós voltamos a procurar a Coopus nesta manhã, com a nova suspensão e a informação é que pode responder a solicitação está em reunião nesta manhã.