A proximidade de pelo menos três casas do córrego que passa pelo bairro Jardim do Lago 2, em Campinas, deixou os moradores apreensivos. As chuvas da última semana acelerou o processo de erosão da margem, e diminuiu para menos de um metro a distância para os fundos das residências localizadas na Rua Marcelina Rodrigues Paschoal. Os moradores do local acreditam que o risco de desabamento é grande e afirmam que acionaram as autoridades, mas nenhuma providência teria sido tomada até o momento. Sandra Cristina mora há dois anos em uma das casas na área de risco. Segundo ela, a Defesa Civil foi até o local neste domingo e a única orientação que recebeu é que deveria abandonar sua casa se for registrada uma chuva mais forte.
Há quatro anos vivendo na região, Rachel da Silva revela o medo que sente quando começa a chover. Segundo ela, se as autoridades não tomarem nenhuma providência, pode acontecer uma tragédia no local. Bruno Oliveira foi morador de uma das casas em situação de risco por 15 anos e mesmo vivendo em outra região da cidade, faz questão de acompanhar de perto a situação dos antigos vizinhos. Ele acredita que se chover forte nos próximos dias, a situação poderá ficar ainda mais grave.
A Defesa Civil informou que a área, por ser de risco, é monitorada constantemente. A Coordenadoria Especial de Habitação Popular, vinculada à Secretaria de Habitação, as casas em áreas impróprias para habitação são constantemente monitoradas. No caso das residências do Jardim do Lago 2, os engenheiros da secretaria agendaram uma visita no local para esta terça-feira, para verificar se há a necessidade de remoção.
