Moradores da rua Maria Bonita, no Jardim Rosalina em Campinas, contabilizam os prejuízos após uma enxurrada que inundou e levou lama e pedras para dentro das casas. Eles pedem uma solução definitiva para o problema. A via, na região dos DICs, é íngreme e se tornou um verdadeiro canal durante as fortes chuvas. Com tanta água, os móveis, eletrodomésticos e até máquinas de trabalho de José Carlos da Silva foram perdidos. Emocionado, ele conta que esta é a terceira vez que isso acontece e que só não fez um buraco no muro dos fundos porque não quis prejudicar os vizinhos. A água deixou marcas e atingiu 90 centímetros de altura.
Os problemas, segundo os moradores, começaram há 38 dias, quando a Sanasa realizou uma obra no local e retirou o piche e o cascalho pagos há quatro meses pela população. Os buracos, porém, não foram cobertos com o material. Com isso, a água desce e as laterais da rua ficam cada vez mais fundas, o que impede a entrada e a saída de carros, segundo o comerciante Viltomar Lopes. Além de cobrir as valas e fazer desvios para a água com enxadas e trator, a Administração Regional responsável pelo bairro também disponibilizou um caminhão para tirar sofás, camas e fogões de pelo menos três casas.
Diante da repetição das dificuldades, André Fernando pede asfalto para a rua. Ele diz que o lugar espera a intervenção há anos e só não possui o chão de terra porque a população decidiu se organizar. Consultada, a Sanasa confirmou que fez o trabalho de implantação de tubulação de rede no bairro e informou que fechou a vala com areia e terra, mas que cimento foi jogado na rua, o que não é permitido. No comunicado, a empresa alegou que a Prefeitura é a responsável por asfaltar as ruas do Rosalina.
A Prefeitura de Campinas informou através de assessoria que vai esperar as chuvas passarem para fazer a manutenção nas ruas do Jd. Rosalina com a colocação de pedregulhos mas disse que faz constantemente manutenções por lá. Disse também que está em fase de projeto a pavimentação das ruas do bairro e a previsão de conclusão das obras é até dezembro desse ano. Toda a obra está contemplada no PAC da Pavimentação.