A primeira semana do mês de fevereiro trouxe boas expectativas com relação às chuvas para a região de Campinas. O Cepagri da Unicamp registrou 43,1 milímetros na quinta-feira, dia 5, o equivalente a 20% do esperado para o mês.
A vazão do Rio Atibaia chegou a 20,5 metros cúbicos por segundo, no ponto de captação de água feita pela Sanasa, considerado normal para o período.
O Diretor do Cepagri, Hilton Silveira comenta que a notícia é boa, embora sejam necessárias mais chuvas como essa para reequilibrar o sistema. No mês de janeiro, de acordo com dados do Cepagri, as chuvas acumuladas somaram pouco mais da metade do esperado para o período.
Hilton Silveira lembra que para uma recuperação total do sistema, são necessárias as recomposições dos dois volumes mortos do Cantareira para que só depois possamos considerar como positivo o volume do reservatório.
O Diretor do Cepagri ainda ressaltou que a preocupação maior é de chuvas abaixo do esperado no primeiro trimestre, entrando depois, no período de estiagem.