A prefeitura de Campinas espera reduzir o défict de vagas de médicos na rede pública ainda este ano. Atualmente, há uma carência aproximada de 300 profissionais em diversas áreas.
Quatro concursos foram realizados entre 2010 e 2014 totalizando 1172 vagas. Só no ano passado foram disponibilizadas 412. O Secretário Municipal de Saúde, Cármino de Souza, comenta que o único canal para as contratações é o concurso público. No último concurso aberto, ele explica que quatro áreas ficaram sem o preenchimento total das vagas.
O secretário se refere às áreas de Clínica geral, Ginecologia Obstetrícia, Pediatria e Saúde da Família. Na pediatria, ele disse que cobriram todas as lacunas da rede de atenção básica mas explica porque, então, abriram concurso para essa especialidade.
Cármino de Souza afirma que a principal dificuldade hoje está na contratação de profissionais para a Ginecologia mas que busca minimizar o déficit. A prova do quinto concurso foi realizada pela Prefeitura nesse final de semana. A expectativa é preencher 300 vagas, mas a homologação dos novos médicos só deve acontecer em meados de março.