A Guarda Municipal de Campinas apreendeu 14 veículos durante o Carnaval, em fiscalização amparada pela Lei do Pancadão, que estabelece níveis de som permitidos em carros para coibir a perturbação do sossego público.
A fiscalização aconteceu durante o esquema especial de segurança da GM para as festas. Os veículos foram recolhidos entre os dias 14 e 17 de fevereiro nos bairros Centro e Castelo, e nos distritos de Barão Geraldo e Joaquim Egídio.
Neste mês, 35 motoristas foram autuados e tiveram seus carros encaminhados ao pátio da EMDEC por infringirem a lei, que tem como objetivo garantir a tranquilidade dos cidadãos.
O volume máximo permitido pela lei é de 50 decibéis durante o dia e de 45 decibéis à noite.
Os motoristas que forem enquadrados na Lei do Pancadão, além de terem o carro recolhido são multados em aproximadamente 1.400 reais. Em caso de reincidência o valor dobra para 2.800 e quadruplica para 5.600 reais a partir da segunda reincidência.
As pessoas que se sentirem prejudicadas com excesso no volume dos veículos podem denunciar o infrator para a Guarda Municipal, através do telefone 153.