Infestação de escorpiões assusta moradores e comerciantes da rua Abolição em Campinas, na região do Cemitério da Saudade. Cícera Cristina Santos Gomes mora com a família nesta área e tem uma preocupação constante com os filhos e netos pequenos. Segundo ela, os escorpiões são encontrados todos os dias. Uma situação que já dura três anos. Cícera conta que em todo esse em tempo não teve um retorno da prefeitura para providências.
Uma das vizinhas de Cícera chegou a ser picada, no final de janeiro. Do lado oposto a esta residência, e fazendo fundo com o cemitério da Saudade, mora Roberta Jordão. Ela mudou recentemente no local e se surpreendeu com a quantidade de escorpiões encontrados. Ela conta que chegou a entrar em contato com uma empresa de dedetização, que não enviou funcionários devido o perigo diante da infestação.
Além das casas a reportagem conversou com alguns comerciantes da rua Abolição que também disseram que a presença de escorpiões é uma constante além de ratos e baratas.
A Setec através da assessoria de imprensa admitiu a incidência de escorpiões nas dependências do cemitério mas pondera que no local existem cerca de 34 mil sepulturas, sendo que mais de três mil, estão estado de abandono, servido de alojamento aos animais.
Informou também que conta com um programa de manutenção e sempre estão em contato com a Defesa Civil e Vigilância.
Por fim, disse que está programado para o mês de fevereiro um mutirão de limpeza, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, para barrar o avanço dos escorpiões além de acabar com focos do mosquito da dengue.
Um ofício foi protocolado na Câmara de Vereadores de Campinas nesta semana pedindo providências urgentes à Vigilância Sanitária, ao Centro de Controle de Zoonoses e também à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.