Mal começou a quaresma e já falta bacalhau no Mercado Municipal de Campinas. E olha que a procura ainda é baixa. O problema mesmo nesse ano é a variação do dólar. Quem quiser comprar o peixe vai ter que procurar e se dispor a pagar mais caro.
Delci Possari tem duas bancas no famoso mercadão da cidade há meia década. Ele mostrou fotos à reportagem de períodos em que o expositor ficava lotado de bacalhau. Hoje, são poucos e a expectativa é que os que foram recebidos venham pelo menos cinco reais mais caros. Isso contabilizando no quilo.
Quem passou pelo Mercadão foi Tânia Mara Cardoso. Ela faz tortas para vender e com a notícia do bacalhau mais caro já vai tirar esse sabor. Para a Páscoa, decidiu: o cardápio terá outro peixe.
Se a falta do bacalhau e o preço do peixe já assustam consumidores há mais de um mês da Páscoa, o que começa a tomar as prateleiras e expositores dos supermercados são os ovos de chocolate. Luana di Paula acha que é cedo para a compra desse doce típico, mas já tem uma tradição para economizar: fazer os ovos em casa.
Em um dos supermercados visitados pela reportagem, havia duas opções de ovos de Páscoa: um vendido por R$ 35,90 e outro por R$ 49,90.