Pessoas que passam pela área da estação cultura em Campinas reclamam da falta de segurança e do aspecto de degradado do local. Quando se fala do túnel pedestres, que liga o centro da cidade à Vila Industrial, há histórias de roubos e muita cautela. Isaura Maria dos Santos conta de uma amiga que já foi assaltada e do medo constante. Cristiane Aparecida Cardoso que uso todos os dias o acesso fala que falta policiamento e que número de guarda municipais diminuiu, aumentando a insegurança.
A reportagem esteve no local neste início de fevereiro e havia apenas guarda municipal no acesso pela Vila Industrial. A prefeitura por nota disse que mantém medidas constantes de segurança. Ressalta que há câmeras para o monitoramento das entradas do túnel e vigilância de possíveis atitudes suspeitas no interior. Outra medida de segurança citada pela prefeitura é o fechamento da estação às 11 horas da noite e reabertura às 9 da manhã.
Além da insegurança, pichações e a situação do prédio da estação cultura chamam atenção de quem passa pelo espaço como Givaldo Alves, que passou há um tempo no túnel, e passa frequentemente pelo em frente a passagem, fazendo o percurso da rodoviária ao calçado da rua 13 de maio.
A parede da entrada do túnel de pedestre é tomada por desenhos de grafite. Dentro do local, as paredes estão tomadas por pichações. Nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, uma equipe estava trocando a iluminação do local. O chão estava limpo.
Também por nota, a prefeitura de Campinas informou que a Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza diária do local, com varrição. Aos finais de semana, afirma que há lavagem de paredes e pisos. A iluminação também recebe manutenção constante, segundo a prefeitura.
A administração ainda destaca que Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança atua para reduzir a depredação do patrimônio, com ronda constante na área.